terça-feira, 14 de setembro de 2010

Bélgica

A colonização belga

A Bélgica colonizou o Congo Belga (atual República Democrática do Congo .

Congo Belga

O Congo Belga foi o nome da actual República Democrática do Congo  desde o desaparecimento doEstado Livre do Congo , possessão pessoal de Leopoldo II da Bélgica a 15 de Novembro de 1908  e a independência congolesa no dia 30 de Junho de 1960.

 República Democrática do Congo

 A República Democrática do CongoZaire) é por vezes designada Congo-Kinshasa, Congo-Quinxasa ou Congo-Quinxassa para diferenciá-la do vizinho Congo -Brazzavile. É um dos maiores países de África. Confina a norte com a República Centro-Africana, a leste com Uganda ,Ruanda,Burundi   e aTanzânia , a leste e a sul com a Zâmbia , a sul com Angola e a oeste com o Oceano Atlântico , com o enclave deCabinda  e com oCongo. Capital: Kinshasa.

História

Acredita-se que os primeiros habitantes do país foram os pigmeus , que foram sendo deslocados para o leste com a chegada dos povos bantos.
Entre os séculos X e XV, esses novos habitantes desenvolveram culturas baseadas na metalurgia do cobre e do ferro e mantiveram um comércio ativo com as cidades mercantis da costa oriental da África. Entre 1350 e 1400 foi fundado o reino do Congo, que ocupava uma área de 300.000 km² de ambos os lados da foz do rio que os nativos chamavam Mzaire. Estruturaram-se vários reinos que reconheciam certa supremacia ao rei do Congo.

Em 1482, o português Diogo Cão avistou a foz do rio e estabeleceu relações amistosas com o manikongo1489, uma embaixada congolesa chegou a Lisboa, e no ano seguinte Portugal enviou pedreiros e carpinteiros que construíram, em pedra, a parte nova da capital. O reino congolês adotou o catolicismo e, no início do século XVI, comerciantes portugueses se lançaram ao contrabando de escravos. Os outros povos europeus penetraram nas suas florestas muito mais tarde, no século XIX, ao subirem o rio Congo. (senhor do Congo), de autoridade divina. Em
Nessa época, os principais estados da região de Katanga, entre o rio Kasai e o lago Tanganica, eram o reino Luba e o império Lunda.[1] No início do século, um guerreiro chamado Kongolo fundou Mwibele, capital de Luba, e submeteu os povos vizinhos. Lunga Kalala, que sucedeu a Kongolo após assassiná-lo, ampliou as fronteiras do reino. Seus sucessores, após inúmeras conquistas, criaram o reino Lunda, que se estendia até a região setentrional de Angola .



Reino banto do Congo . 









  




  
Diogo Cão na atual República Democratica do Congo .  




3 comentários:

  1. irado mano valeu por me ajudar a fazer o trabalho de leleu e serio eu quase nao achava os paises e tals e tals e tals mas e isso ai mano vlw qualquer coisa obrigado mesmo eu acho q o meu parceiro leleu vai gostar do trabalhozinho zinho zinho kkkkkk eu sei mano foi so uma piadinha de bom gosto hi hi hiiiiii mas de qualquer forma vlw ae e noiz tamo junto e isso ai conte comigo pro que der e vier oq precisar so falar comigo eu ajudo qualquer um me ajude mesmo q eu te ajudo e e essa a vida de todos e todas vamos juntos ate depois do fim e noiz e mais uma vez obrigadozinho kkkkk foi uma piada de novo kkkkk

    ResponderExcluir